sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Iniciando no campismo, do que preciso?

E aí pessoal, tudo belezinha com vocês?

Hoje gostaria de dividir com vocês um pouco de como foi a nossa iniciação no campismo para ajudar outras pessoas que tenham vontade, interesse e curiosidade.

Então, essa é para você que sempre teve vontade de acampar, mas tem receio, pois acha que acampar pela primeira vez é necessário gastar muito dinheiro e ter todos os equipamentos possíveis para iniciar, saiba que não é bem assim. Ter todos os equipamentos é muito bom, mas você pode começar com o básico necessário e adquirindo suas coisinhas aos poucos no decorrer do tempo conforme seu gosto e necessidade.



Claro que todos querem com o tempo adicionar mais tralhas e assim melhorar seus equipamentos para acampar com mais conforto e segurança. Eu mesmo tenho ainda muitas coisas que gostaria de ter, mas por enquanto estou esperando mudar o Tempo$$$. Sendo assim, de vez em quando compro uma coisinha aqui, outra ali e um dia chegamos lá, não podemos nos esquecer que o melhor do campismo é curtir a natureza e os momentos em família & amigos que o resto vem. 

Para terem uma idéia, quando acampei pela primeira vez em Ubatuba, não tinha quase nada, nem fogão para cozinhar, levei apenas a barraca, colchão, cadeiras de praia que emprestei da mamãe, um gazebo que não aguentava nem ele (risos) e uma caixa de isopor que quase explodiu de tanta coisa. Mas era o que tinha naquele momento e foi derrepente que resolvemos fazer apenas uma experiência, não sabiamos se iriamos gostar e para fazer um investimento grande não parecia seguro. Então pensei: vamos, se não for bom, vamos para alguma pousada ou coisa assim e assim deixamos as coisas fluirem. 

Olha o gazebo querendo tombar para direita (risos)

Descobri nesta aventura que não podia mais viver da mesma forma que antes, pois ali se abriu um novo mundo,ali nascia um sentimento especial para toda minha família e hoje meu maior objetivo é despertar nas pessoas a mesma alegria que tenho sendo um humilde campista iniciante, da mesma forma que fui contagiado pelos amigos campistas que já algum tempo divulgam tudo sobre este maravilhoso mundo que é o campismo.

Aproveitando, fica aqui minha gratidão a eles! campistas veteranos que nos incentivaram pelas suas postagens a ver a vida de um ângulo diferente, meu muito OBRIGADOOO.

Então fica a dica: nunca vai saber se é bom se não provar, então compre o essencial, monte seu kit básico para iniciar, se estiver inseguro vai para algum camping que ofereça cobertura para proteger sua barraca das chuvas, procure um camping próximo de sua casa e se joga nesta aventura que com certeza vai amar e viver intensamente.

Então pessoal, essa é apenas a minha experiência, espero que tenham gostado.

Um abraço

Família Caramujo

8 comentários:

  1. Que belo relato Alessandro! O principal vocês já possuem, o verdadeiro espírito campista, há de se dizer também, que já possuem uma bela lista de equipamentos!
    O resto é só alegria mesmo.
    Abraços a Family Caramujo!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, o mais importante é ter essa vontade de acampar a todo momento, o resto a gente se vira, risos.

    valeu amigão

    Alessandro

    ResponderExcluir
  3. muito bom !!! vcs ja estao em nossa lista !!! abracos e bora acampar !!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Kobaia por visitar nosso blog, um abraço e boas acampadas pra vcs.

    Alessandro - Família Caramujo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post, pode servir como referência para quem não sabe por onde e como começar no mundo do campismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sr. Luiz, fico feliz. E um honra para nos ter a sua visita aqui.

      Muito obrigado.

      Excluir
  6. Legal, obrigado vou começar assim: o gazebo e os colchoes eu ja tenho, vou comprar uma barraca (estou pensando na nautika indy 4/5, o q acham?) , mesa com banquinhos.
    Abraços família caramujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Willians, que bom que decidiu entrar no campismo, tenho certeza que você vai amar como nós também nos apaixonamos por essa prática de lazer, acordar com os pássarinhos e curtir a natureza é tudo de bom. Quanto a este modelo de barraca que você mencionou escuto o pessoal falar muito bem, porém não conheço este modelo pessoalmente. Nós temos preferência pelas barracas da QUECHUA que na minha humilde opinião para quem está começando dá uma baita segurança, mas quando fiz minha primeira acampada tinha pouca coisa, comprei uma barraca de supermercado (sorte que não choveu muito,pois estava sem lona para telhado rsrs) um gazebo emprestado e fomos com a cara e a coragem para ubatuba c\ 02 crianças pequenas. Mas claro que antes entrei em vários blogs da galera campista que podem encontrar aqui no lado direito de meu blog e colhi o maior número de informações possíveis, acredito que a informação nos ajuda demais. O pessoal costuma comentar em seus blogs suas experiências, equipamentos, informações de campings e tudo o que precisa saber sobre como fazer uma boa acampada sem passar nenhum perrengue. Acho que tendo uma boa barraca não precisará de utilizar lona por cima como um telhado, apenas uma lona por baixo para não ter problemas com infiltrações do solo, não coloque sua barraca em locais onde poderiam ser acumuladores de água fazendo poças, procure locais onde a água não faça poças, não deixe a lona debaixo sair para fora da barraca, pois a água da chuva pode cair nela e levar a água para debaixo de sua barraca, não coloque a barraca debaixo de árvores com riscos de galhos cairem em cima da barraca, toda arvore projeta a sua sombra, utilize a sombra, mas fique embaixo de arvores que não ofereçam riscos para sua família e em caso de tempestade com raios melhor sair da barraca e ficar no carro até que os raios parem, pois geralmente essas tempestades são rápidas, se for acampar no frio, pesquise muito bem, coloque no fundo de suas barracas isolantes térmicos, muitas cobertas ou saco de dormir. No ínicio parece díficil, mas não é, com o tempo você vai pegando o jeito. Se precisar de algo é só falar, bom inicio para vocês e te garanto o campismo me fez ver a vida de outra maneira, vale muito apena e te fará uma pessoa mais feliz, isso te a garanto. Fiquem com Deus

      Excluir